sexta-feira, 21 de agosto de 2020

 

LABORATÓRIO  DRAMÁTICO  DO  HOMEM-ATOR

 ATOR: O Homem que exercita desalojar-se de si para transfigurar-se... em um infinito de outros.

Nosso trabalho, denominado Laboratório Dramático do Homem-Ator, é uma investigação que teve origem no ano de 1968 quando, matriculado no curso de formação de ator da Escola de Arte Dramática de São Paulo, iniciei meu percurso de professor de teatro no ginásio público estadual. Essa experiência se desdobra e se aprofunda a partir de 1977 como professor de Improvisação e Interpretação nos cursos da graduação em Artes Cênicas e da Escola de Arte Dramática, ambos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, dedicando-me à pesquisa das práticas que encaminham o estudante de teatro nos seus processos vivenciais de preparação e de criação cênica. A proposta do laboratório tem como eixo central promover a ativação dos sentidos para atingir um estado sensível de prontidão e favorecer o contato ativo e sutil consigo próprio e com o outro. O processo de preparação engloba os laboratórios de Chegada , do Aquecer-se, do Desaquecer-se, das Atividades Lúdicas, de Improvisacão e dos Exercícios Específicos. O laboratório de Dramaturgização é a base  inicial do processo de criação.


Biografias

Antonio Januzelli

Ator e Diretor De Teatro, Pesquisador de Práticas do Ator:

O Laboratório Dramático Do Ator : Presença & Transfiguração

Ator formado pela   Escola De Arte Dramática/Universidade De São Paulo

Mestrado/Doutorado em  Teatro Escola De Comunicações/ Artes-USP

Docência:  Escola De Arte Dramática e Cursos De Graduação e Pós Graduação em Artes Cênicas ECA/US.P 

Principais trabalhos:

Publicações:  A Aprendizagem do Ator. Ed. Ática/SP

Práticas do Ator – Relatos de Mestres. A ser editado on-line

Oficinas  “Laboratório do Ator”  no Brasil e América Latina

Grupo de Teatro Daniela Scarpari, Pisa/Itália, novembro 2019

Estágios de observação no Actor´s Studio, Julliard School, American Mime-NY.

 

Dirce Helena Carvalho

Atriz formada pela Escola de Arte Dramática ECA/USP; Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora efetiva do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia do Programa de Pós-Graduação em Ates Cênicas; do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia; Líder do GEAC/UFU/CNPq (grupo de pesquisa); publicações e prática artística na área de Artes Cênicas com ênfase em Atuação/Interpretação/Corpo-voz//Cena contemporânea/Performance text e Pedagogia Teatral.  

Principais espetáculos teatrais: A vida é sonho de Calderon de la Barca , direção de Gabriel Vilela – atriz. A casa de Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca – direção teatral.  

 

Cláudia Miranda:

 Atriz, produtora, pesquisadora e professora. Mestre em Artes Cênicas na linha Artes Cênicas: poéticas e linguagens da cena pela Universidade Federal de Uberlândia  possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pela mesma universidade e curso técnico em interpretação pela Escola de Arte Dramática -USP. Pesquisa Cena Contemporânea, corporeidade e autobiografia cênica. Co-fundadora da DasDuas Cia de Teatro, participou de diversos grupos em Uberlândia e São Paulo nos quais atuou como atriz e produtora. Foi diretora de produção do projeto Perspectivas Intercambiáveis: O Teatro na Aldeia Gapgir ( Realizado em parceria com o Povo Paiter Suruí de Rondônia e Cia Teatro Balagan). Como educadora atuou em vários projetos e / ou programas financiados por verba pública, além de escolas básicas. Atualmente é como professora substituta do Curso de Teatro - UFU, professora de Artes na rede estadual de ensino e membro da Comissão de avaliação e seleção de projetos do PMIC- Uberlândia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário