LABORATÓRIO DRAMÁTICO
DO HOMEM-ATOR
Nosso trabalho, denominado Laboratório Dramático do Homem-Ator, é
uma investigação que teve origem no ano de 1968 quando, matriculado no curso de
formação de ator da Escola de Arte Dramática de São Paulo, iniciei meu percurso
de professor de teatro no ginásio público estadual. Essa experiência se
desdobra e se aprofunda a partir de 1977 como professor de Improvisação e
Interpretação nos cursos da graduação em Artes Cênicas e da Escola de Arte
Dramática, ambos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo, dedicando-me à pesquisa das práticas que encaminham o estudante de
teatro nos seus processos vivenciais de preparação e de criação cênica. A
proposta do laboratório tem como eixo central promover a ativação dos sentidos
para atingir um estado sensível de prontidão e favorecer o contato ativo e
sutil consigo próprio e com o outro. O processo
de preparação engloba os laboratórios de Chegada , do Aquecer-se,
do Desaquecer-se, das Atividades Lúdicas, de Improvisacão e dos Exercícios Específicos. O laboratório de Dramaturgização é a base
inicial do processo de criação.
Biografias
Antonio Januzelli
Ator e Diretor De Teatro,
Pesquisador de Práticas do Ator:
O Laboratório Dramático Do Ator : Presença & Transfiguração
Ator formado pela Escola De Arte Dramática/Universidade De São
Paulo
Mestrado/Doutorado em Teatro Escola De Comunicações/ Artes-USP
Docência: Escola De Arte Dramática e Cursos De
Graduação e Pós Graduação em Artes Cênicas ECA/US.P
Principais trabalhos:
Publicações: A Aprendizagem do Ator. Ed. Ática/SP
Práticas do Ator – Relatos de
Mestres. A ser editado on-line
Oficinas “Laboratório do Ator” no Brasil e América Latina
Grupo de Teatro Daniela Scarpari,
Pisa/Itália, novembro 2019
Estágios de observação no Actor´s
Studio, Julliard School, American Mime-NY.
Dirce Helena Carvalho
Atriz formada pela Escola de Arte Dramática ECA/USP; Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora efetiva do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia do Programa de Pós-Graduação em Ates Cênicas; do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia; Líder do GEAC/UFU/CNPq (grupo de pesquisa); publicações e prática artística na área de Artes Cênicas com ênfase em Atuação/Interpretação/Corpo-voz//Cena contemporânea/Performance text e Pedagogia Teatral.
Principais espetáculos teatrais:
A vida é sonho de Calderon de la Barca , direção de Gabriel Vilela – atriz. A
casa de Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca – direção teatral.
Cláudia
Miranda:
Nenhum comentário:
Postar um comentário