sexta-feira, 16 de outubro de 2020


 

Ações teatrais na escola em tempos de pandemia

Convidados

Fernanda Mélo

artista/educadora/pesquisadora. Professora de Teatro no Colégio de Aplicação da UFPE

Getúlio Góis

ator, diretor e pesquisador em teatro. Professor de Teatro da Escola de Educação Básica da UFU

Mônica Bonatto

professora de Teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS.

Mediação

Rose Gonçalves

Wellington Menegaz

 

Fernanda Mélo:

Fernanda Mélo é artista/educadora/pesquisadora atuando com o componente curricular Teatro (Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco desde 2016. Pesquisa corpo e/em performance na tecitura entre a arte da contação de histórias, o teatro e a educação. Criou como narradora e encenadora em diferentes espetáculos da Cia. Agora Eu Era (Recife-PE) entre 2014 e 2018 e atualmente segue em investigação com a palhaça Margot. Mestra em Artes Cênicas pelo PPGArC/ UFRN (2020), especialista em Arte, educação e tecnologias contemporâneas pela UnB (2014) e licenciada em Educação Artística/Artes Cênicas pela UFPE (2012). Pesquisadora do grupo GPECAE/ Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE) desde 2018.

Apresentação do contexto CAp/UFPE durante a pandemia: ações formativas com a equipe, questão da acessibilidade para estudantes e experiências no ensino remoto emergencial iniciado em agosto/setembro. Em seguida, trazer elementos sobre as escolhas feitas na equipe de teatro com relação ao currículo, as adaptações realizadas e como vem sendo as experimentações teórico/práticas, narrando as surpresas e desafios percebidos.

 

Getúlio Góis:

Getúlio Góis é Ator, Diretor e pesquisador em teatro. Doutor em Artes Cênicas UNIRIO/UFU 2017 e Mestre em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2012). Especialista em Literatura Brasileira pela PUC/MG (2001). Possui graduação em Educação Artística com Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e graduação em LETRAS pela Fundação Educacional de Ituiutaba - UEMG (1998). Atualmente é professor de Teatro da Eseba - Escola de Educação Básica da UFU onde atua principalmente nos seguintes temas: processo de criação, improvisação, pedagogia teatral e teatro infanto-juvenil. Membro colaborador do Grupo Teatral Trupe de Truões/ Uberlândia-MG e Cia. Líquida de Teatro. Pesquisador do GRUPA – Grupo de Pesquisas em Arte (Eseba/UFU – 2020).

Apresentação da trajetória do CAp Eseba/UFU durante o isolamento social: dificuldades iniciais até a recente implementação online do Ensino Remoto Emergencial. Levantar os principais entraves sócio-políticos por trás da adoção deste modelo de ensino e desabafar sobre o que se pode chamar de meritocracia curricular estrutural das disciplinas socialmente consideradas relevantes e qual o impacto desta visão para o ensino de Teatro durante a pandemia.

Mônica

Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas (1999), Mestre em Artes Cênicas (2009) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua trajetória como docente nos anos 2000, atuando na Escola Projeto, instituição da rede privada da cidade de Porto Alegre e no Instituto de Educação General Flores da Cunha, da rede estadual do  Rio Grande do Sul. Desde 2011 é professora no Colégio de Aplicação da UFRGS, atuando principalmente junto aos estudantes do Ensino Fundamental. Sua produção acadêmica aborda os seguintes temas: teatro, educação, performance e ensino de teatro.

 Apresentação sobre o Colégio de Aplicação da UFRGS: características do grupo de estudantes, níveis de ensino atendidos, relação com os cursos de licenciatura da universidade. Presença dos componentes Artes Visuais, Dança, Música e Teatro nos diferentes níveis de ensino. Dilemas e escolhas do período pandêmico: implementação dos Estudos Dirigidos, reformulação dos programas de estudo anuais, estágios, mapeamento das condições dos estudantes para realização dos estudos remotos (equipamentos e acesso à internet), ações de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Apresentação de algumas experiências desenvolvidas pelos docentes da área de Teatro nos últimos meses: dificuldades, angústias e conquistas.

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