Ações teatrais na escola em tempos de pandemia
Convidados
Fernanda Mélo
artista/educadora/pesquisadora.
Professora de Teatro no Colégio de Aplicação da UFPE
Getúlio Góis
ator, diretor e pesquisador em
teatro. Professor de Teatro da Escola de Educação Básica da UFU
Mônica Bonatto
professora de Teatro no Colégio
de Aplicação da UFRGS.
Mediação
Rose Gonçalves
Wellington Menegaz
Fernanda Mélo:
Fernanda Mélo é
artista/educadora/pesquisadora atuando com o componente curricular Teatro (Anos
finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) no Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Pernambuco desde 2016. Pesquisa corpo e/em performance
na tecitura entre a arte da contação de histórias, o teatro e a educação. Criou
como narradora e encenadora em diferentes espetáculos da Cia. Agora Eu Era
(Recife-PE) entre 2014 e 2018 e atualmente segue em investigação com a palhaça
Margot. Mestra em Artes Cênicas pelo PPGArC/ UFRN (2020), especialista em Arte,
educação e tecnologias contemporâneas pela UnB (2014) e licenciada em Educação
Artística/Artes Cênicas pela UFPE (2012). Pesquisadora do grupo GPECAE/ Estudos
Culturais e Arte/Educação (UFRPE) desde 2018.
Apresentação do contexto CAp/UFPE durante a pandemia: ações formativas com a equipe, questão da acessibilidade para estudantes e experiências no ensino remoto emergencial iniciado em agosto/setembro. Em seguida, trazer elementos sobre as escolhas feitas na equipe de teatro com relação ao currículo, as adaptações realizadas e como vem sendo as experimentações teórico/práticas, narrando as surpresas e desafios percebidos.
Getúlio Góis:
Getúlio Góis é Ator, Diretor e
pesquisador em teatro. Doutor em Artes Cênicas UNIRIO/UFU 2017 e Mestre em
Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2012). Especialista em Literatura
Brasileira pela PUC/MG (2001). Possui graduação em Educação Artística com
Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e
graduação em LETRAS pela Fundação Educacional de Ituiutaba - UEMG (1998).
Atualmente é professor de Teatro da Eseba - Escola de Educação Básica da UFU
onde atua principalmente nos seguintes temas: processo de criação,
improvisação, pedagogia teatral e teatro infanto-juvenil. Membro colaborador do
Grupo Teatral Trupe de Truões/ Uberlândia-MG e Cia. Líquida de Teatro.
Pesquisador do GRUPA – Grupo de Pesquisas em Arte (Eseba/UFU – 2020).
Apresentação da trajetória do CAp Eseba/UFU durante o isolamento social: dificuldades iniciais até a recente implementação online do Ensino Remoto Emergencial. Levantar os principais entraves sócio-políticos por trás da adoção deste modelo de ensino e desabafar sobre o que se pode chamar de meritocracia curricular estrutural das disciplinas socialmente consideradas relevantes e qual o impacto desta visão para o ensino de Teatro durante a pandemia.
Mônica
Licenciada em Educação Artística
- Habilitação em Artes Cênicas (1999), Mestre em Artes Cênicas (2009) e Doutora
em Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua
trajetória como docente nos anos 2000, atuando na Escola Projeto, instituição
da rede privada da cidade de Porto Alegre e no Instituto de Educação General
Flores da Cunha, da rede estadual do Rio
Grande do Sul. Desde 2011 é professora no Colégio de Aplicação da UFRGS,
atuando principalmente junto aos estudantes do Ensino Fundamental. Sua produção
acadêmica aborda os seguintes temas: teatro, educação, performance e ensino de
teatro.
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