terça-feira, 17 de novembro de 2020

Formação e Prática Profissional

Conversa com os artistas Áurea Maranhão e Márcio Vito  sobre a realidade do mercado de trabalho no campo da atuação e perspectivas do universo acadêmico e atuação profissional.

Convidados: 

Áurea Maranhão

É atriz, diretora e performer formada na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP. Estreou na TV Globo em A Dona do Pedaço. No Netflix atua na série Cidade Invisível que tem estreia prevista para outubro de 2020. Dirigiu o curta metragem Carnavalha ganhador dos prêmios de melhor filme júri popular, melhor atriz para  Áurea Maranhão nos festivais Maranhão na Tela e Guarnicê, entre outros prêmios e festivais.

Márcio Vito

É ator com trabalhos em teatro, cinema e televisão. Em teatro foi premiado por seu trabalho em “Uma conferência do Barão de Itararé” dirigido por Nelson Xavier;  atuou em “Two Roses for Richard III” co-produção da Bufo-Mecânica com a Royal Shakespeare Company;  atuou e escreveu "Antes que tudo acabe”, uma co-produção do National Theatre of Scotland com o Núcleo de Artes Integradas; Em cinema foi premiado por “No Meu Lugar” de Eduardo Valente, e “5x Favela” de Luciana Bezerra com produção de Cacá Diegues, ambos os filmes foram exibidos no Festival de Cannes. Em televisão estreiou na minissérie “Amazônia" e atuou nas novelas "Caminho das Índias”; "Cordel Encantado”; “Novo mundo” e “Orgulho & Paixão”; fez parte do programa de humor “Tá No Ar - A TV na TV”.

Mediação:

Narciso Telles

Teatreiro, Professor e Pesquisador do CNPq. Docente do Curso de Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do PROF-ARTES e Pesquisador do GEAC/UFU. Co-fundador do  Núcleo 2 - Coletivo Teatro, no qual atua nos espetáculos ‘Potestade’ (Direção André Carreira) e ‘Tempos de Errância’ (direção Dirce Helena de Carvalho). Dirigiu os espetáculos ‘Canoeiros da Alma’ (2007) e ‘A Saga no Sertão da Farinha Podre’ (2010) e ‘Os Desaparecidos’ (2018)

 Cláudia Miranda

 É atriz, produtora, pesquisadora e professora. Mestre na linha Artes Cênicas: poéticas e linguagens da cena pela Universidade Federal de Uberlândia  possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pela mesma universidade e curso técnico em interpretação pela Escola de Arte Dramática -USP. Pesquisa Cena Contemporânea, corporeidade e autobiografia cênica. Co-fundadora da DasDuas Cia de Teatro, participou de diversos grupos em Uberlândia e São Paulo nos quais atuou como atriz e produtora. Foi diretora de produção do projeto Perspectivas Intercambiáveis: O Teatro na Aldeia Gapgir ( Realizado em parceria com o Povo Paiter Suruí de Rondônia e Cia Teatro Balagan). Como educadora atuou em vários projetos e / ou programas financiados por verba pública, além de escolas básicas. Atualmente é como professora substituta do Curso de Teatro - UFU, professora de Artes na rede estadual de ensino e membro da Comissão de avaliação e seleção de projetos do PMIC- Uberlândia.

Karina Silva

Karina Silva é atriz, diretora, produtora e gestora, integrante do Núcleo 2 - Coletivo de Teatro, graduanda em Teatro na UFU, pesquisadora PIBIC CNPq e representante da Setorial de Teatro no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC – Uberlândia, MG).

Thiago Di Guerra

Thiago Di Guerra (Thiago Xavier Ferreira) Artista cênico, professor de teatro, pesquisador teatral e produtor cultural. Mestre em Artes Cênicas PPGAC/UFU (2018). Especialização Lato Sensu em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior pela Universidade Cândido Mendes (2015). Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Durante sua trajetória artística integrou alguns coletivos de dança e de teatro, sendo eles: Grupo Anônimos da Silva (2004-2005), Cia. Todo um de Teatro (2006-2008), Teatro do Miúdo (2006-2008), Grupontapé de Teatro (2008-2011), Grupo Tripé (2009-2013) Trupe de Truões (2013-2017) e um dos fundadores da Falsa Cia. (2018 - ). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral e Expressão Corporal, atuando em temas como performance, teatro e dança. 


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