domingo, 19 de julho de 2020

Live - Atuação e Virtualidade: experiências, riscos e encruzilhadas



ATUAÇÃO E VIRTUALIDADE: EXPERIÊNCIAS< RISCOS E ENCRUZILHADAS

Conversa sobre experiências da atuação em tempos de pandemia. Nesse encontro os convidados irão compartilhar experiências da relação atuação e virtualidade e também reverberações dos caminhos possíveis da atuação nesses tempos.

Mediadores: Cláudia Miranda e Guilherme Caeu


Convidados:

Dinho Lima Flor - Ator

Nascido em Pernambuco na cidade de Tacaimbó. Flertador de teatro e poesia desde que conheceu   Ilo Krugli, poeta, diretor e ator do grupo de teatro Ventoforte em São Paulo no ano de 1997. Participou da montagem dos espetáculos: Bodas de Sangue, Histórias de Lenços e Ventos, Mistério das 9 Luas, Às 4 Chaves. Foi integrante da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Participou como ator do espetáculo “O Homem Provisório”, inspirado na obra Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. Um dos fundadores da Cia do Tijolo, companhia teatral que inaugurou seus trabalhos com a vida e obra do poeta Patativa do Assaré.

A Cia do Tijolo tem em seu repertório os espetáculos “Cantata Para Um Bastidor de Utopia”, inspirado na obra e vida do poeta Federico Garcia.  “Avesso do Claustro”, sobre Dom Helder Câmara, arcebispo conhecido como bispo vermelho, por resistir a ditadura militar.  “Ledores no Breu” inspirado na prática e nas ideias do educador   Paulo Freire.


Flávia Teixeira  Atriz, diretora e educadora. Formada pela EAD/ECA/USP e pelo Núcleo Experimental de Teatro do SESI, participou de vários festivais nacionais e internacionais. Colaborou com a cia teatro Balagan, Teatro de Narradores, Trupé Sinhá Zozima entre outros. Atualmente  é artista colaboradora da Cia Dual e diretora do trabalho “Onde Vc estava quando acordei” - um atentado virtual.


Rodrigo Mercadante, Ator, Cantor, preparador Vocal,  Formado pela EAD – Escola de Arte Dramática- ECA/USP, cursou também Artes Cênicas na ECA/USP, Bacharelado em Filosofia no Claretiano. Cursou tambem musicalização e piano na Fundação Mineira de música Aleijadinho-de Belo Horizonte-MG,canto Popular na ULM-Universidade Livre de Música, Prêmios e indicações: Melhor ator, prêmio FEMSA de teatro para infância e Juventude, Melhor ator, prêmio de Cenas curtas de Sorocaba, Indicado ao prêmio Shell na categoria Melhor Direção pelo espetáculo Cantata para um Bastidor de Utopias. Último trabalhos: Gota de Água Preta. Dir. Jeh Oliveira. - Fundador da Cia. do Tijolo, com a qual realiza trabalhos como ator, diretor e músico.Dentre eles estão: - Cante Lá que Eu Canto Cá - 2007, -Concerto de Ispinho e Fulô- 2008, -Cantata para um Bastidor de Utopias -2014,  - Ledores no Breu-2015. Ministra aulas de técnica vocal há 20 anos. Foi professor de música na Escola Livre de Santo André por 3 anos. Trabalhou juntamente com Madalena Bernardes na preparação de cantores no programa FAMA 4, na Rede Globo de Televisão. Realiza preparação de elenco de vários grupos da Cidade de São Paulo: Teatro Ventoforte, Cia do Tijolo, Cia do Feijão, A Próxima Cia, Cia Dual de Dança Contemporânea etc..


Rafael Lozano - Ator

Formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP). No teatro, participou de projetos como O FILHO, do Teatro da Vertigem, com direção da Eliana Monteiro e dramaturgia de Alexandre Dal Farra; TUBARÃO BANGUELA, dramaturgia e direção de Rita Batata; ZUCCO, direção de José Fernando Peixoto de Azevedo; SALA DE ESPERA, criação coletiva dirigida por Thiago Balieiro; VÃO, com direção de Georgette Fadel; trabalhou nos espetáculos AVOAR, TRISTÃO E ISOLDA e O COLECIONADOR DE CREPÚSCULOS, escritos e dirigidos por Vladimir Capella.

No cinema participou de filmes como RINHA, de Marcelo Galvão; ROSA MORENA, dirigido par Carlos Oliveira; DO LADO DE FORA, dirigido por Alexandre Carvalho; O GRANDE CIRCO MÍSTICO, de Carlos Diegues; MARIGHELLA, dirigido por Wagner Moura. Integrou o elenco de séries como MORANDO SOZINHO de Leandro Soares; SESSÃO DE TERAPIA, direção de SELTON MELLO para o canal GNT; 3%, primeira produção original brasileiro da plataforma NETFLIX, com direção geral do César Charlone e roteiro do Pedro Aguilera.


Mediadores:


Cláudia Miranda


Atriz, produtora, pesquisadora e artista-  educadora. Docente Curso Teatro - UFU, Formada pela Escola de Arte Dramática - USP  é também Mestre em Artes Cênicas pela UFU. Pesquisa autoficção e as possibilidades de transcriação de histórias orais para a cena.


Guilherme Caeu - Estudante Teatro - UFU, ator, bailarino, artista-educador

Licenciado e Graduando em Bacharelado em Teatro, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Diretor, dançarino e pesquisador em Artes Cênicas, com ênfase em tradução intersemiótica como procedimento na criação em teatro. Como artista-educador, dedica-se aos estudos do corpo nas áreas de psicomotricidade e educação somática.


Colaboração Técnica: Nathália Mendes, DA Grande Otelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário